RagTech Games

Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


    [Dicas] Guia Geral do Tibia

    avatar
    Spy_SubADM
    SubAdministrador
    SubAdministrador


    Mensagens : 42
    Data de inscrição : 08/03/2011
    Idade : 27
    Localização : Amparo

    [Dicas] Guia Geral do Tibia Empty [Dicas] Guia Geral do Tibia

    Mensagem  Spy_SubADM Ter Mar 08, 2011 1:58 pm

    Olá galera,

    estarei postando para vocês um Guia Geral do Tibia,segue abaixo:

    Tibia é um dos jogos online mais antigos de RPG para computador (MMORPGs). Começou como um experimento não comercial de programação por três estudantes alemães de Ciências da Computação rodado no sistema de computadores da Universidade em 1997, com muitos de seus gráficos emprestados do jogo single-player clássico Ultima VI e fortemente confiando em voluntários para a administração do jogo, criação e desenho dos níveis. O jogo tem se tornado desde então um empreendimento comercial.

    As mudanças têm sido mais gradativas do que radicais. Contudo os gráficos 2D de Tibia (que criam uma ilusão tridimensional), que parecem ultrapassados para os padrões atuais, e a falta de efeitos sonoros não representaram empecilho na constante taxa de crescimento de jogadores concorrentes que o jogo ainda está sendo experimentando. Tais contratempos são compensados pelo pequeno tamanho de download e modestos requerimentos de sistema. Muito de seu sucesso pode também ser atribuído ao fato de que uma grande porção do jogo, o qual pode ser baixado do website oficial, ainda pode ser jogado livre de cobrança. Isso está em contraste com maiores, mais recentes MMORPGs, que precisam ser comprados em uma loja e apenas fornecem pequenos períodos de teste.

    Por uma taxa trimestral, semestral ou anual, os jogadores podem fazer um upgrade para a premium account, habilitando algumas funcionalidades adicionais do jogo e áreas. Esses jogadores também têm prioridadade na hora de se conectar aos servidores que estão freqüentemente congestionados. Atualmente, tais servidores estão localizados nos Estados Unidos e Alemanha. Os jogadores gastam a maior parte de seu tempo online treinando as habilidades de seus personagens, caçando uma grande população de monstros com numerosas armas diferentes e feitiços mágicos e vasculhando o vasto continente por tesouros e fortuna. As quests (missões para se obter itens e recompensas) são extremamente bem trabalhadas, você pode ficar de 1 minuto a 10 horas fazendo uma quest. Os jogadores interagem um com os outros por conversação, trocam vários objetos ou formam equipes para enfrentarem oponentes mais fortes. Na maior parte dos servidores do jogo, é permitido aos jogadores atacar e matar uns aos outros, contudo há um sistema de reputação a fim de manter ações hostis sobre controle. Por outro lado, alguns servidores não permitem o combate jogador versus jogador de forma alguma (Non-PvP ou Non Player versus Player), enquanto outros não impõem qualquer restrição (PvP-enforced ou Player versus Player-enforced), praticamente encorajando isso. Os monstros que os jogadores encontram variam de inofensivos cães, cervos e ratos fáceis de se matar, até os perigosos ogros, ferozes dragões e demônios.

    Vocações


    Knight (Cavaleiro) : Avança rapidamente em habilidades de combate corpo-a-corpo. Porém, seu nível de magia (Magic Level) avança muito lentamente. É a vocação mais popular no Tibia. Porém, depois do update 7.6 tornou-se mais fraca em relação aos druids e sorcerers .

    Paladin (Paladino) : Especializado em ataque à distância. Lutador que usa arco, flechas e munições para atacar seu inimigo. Avança rapidamente sua habilidade de distância (distance fighting) e avança em shielding (escudo) na mesma velocidade que um knight. É uma vocação não muito popular, por ser mais dificil de jogar que as outras (usar um arco sem um escudo torna tudo mais dificil), mas muitos a consideram a mais forte.

    Sorcerer (Feiticeiro) : Especializado nas magias mais agressivas existentes no jogo. Seu nível de magia avança muito rapidamente. Deficiente em combates não-mágicos. Depois do update 7.6 tornou-se mais forte por causa das wands (artefato mágico). É a 3 mais popular e dizem que é a vocação que fica mais forte para quem tem premium account, principalmente pela magia "Ultimate Explosion".

    Druid (Druida) : Especializado em magias de cura. Assim como os sorceres, são fracos em combates corpo-a-corpo e distância e muito fortes em combates de magias. Depois do update 7.6 tornou-se a vocação mais fácil de desenvolver por causa das rods (equivalente às wands).

    Caso você possua Premium Account e possua um personagem de nível 20 para cima, você pode pagar 20.000 moedas de ouro (20k) para que ele seja promovido (ganhando uma promoção superior).Existem 4 vocações superiores:
    Elite Knight (Cavaleiro de Elite), Royal Paladin (Paladino real), Master Sorcerer (Feiticeiro Mestre), Elder Druid (Druida ancião). Os benefícios delas são os que se seguem.

    • Aumenta sua recuperação de HP.
    • Aumenta sua recuperação de Mana (pontos de magia).
    • Penalidade na morte reduzida -3%. (Exemplo, se você morrer sem ser promovido perde 10%, depois da promoção perde 7%).
    • Tera acesso as magias para promovidos. (Existem várias magias que somente promovidos podem usar.)

    Cidades



    Carlin

    A cidade de Carlin é localizada a noroeste do continente tibiano. A cidade não aceita o reinado do rei Tibianus III da capital Thais; ela é governada exclusivamente por mulheres (as quais chegaram ao poder depois de uma guerra), e a monarca atual da cidade é a rainha Eloise. Na prática, a cidade de Carlin tem o controle sobre a metade norte do continente principal de Tibia mais as Ice Islands, enquanto que Thais tem o controle sobre a metade sul mais as ilhas de Edron, Fibula, e Rookgaard. Essas duas cidades são rivais pelo controle do continente Tibia.
    Pela cidade de Carlin é possível encontrar algumas atrações, como sala de jogos, teatro, parque e bar. Há também guildas para cada uma das quatro vocações do jogo, onde é possível comprar magias e itens necessários a elas. Encontra-se pela cidade diversas lojas onde é possível comprar armas, armaduras, equipamentos, comida, etc.
    Carlin possui um grande problema em seus esgotos, o qual está infestado com insetos, ratos, aranhas, e outras criaturas indesejáveis.

    Thais

    A cidade localiza-se a sudoeste do continente tibiano. Atualmente ela está sob o reinado do rei Tibianus III e sob a proteção de sua armada real, espalhada pela cidade.
    Nela é possível encontrar atrações como um salão de jogos e algumas tavernas. Há guildas para todas as vocações do jogo, onde os jogadores podem comprar as magias de que necessitam. Encontra-se também na cidade diversas lojas onde é possível comprar coisas como armas, armaduras, comidas, móveis, etc. Talvez a loja mais famosa seja a de armamentos do NPC Sam, que foi o primeiro NPC do jogo.
    A noroeste na baía da cidade encontra-se uma pequena ilha onde se localiza o castelo do rei Tibianus III. No castelo é possível também encontrar alguns guardas da armada real, o bobo da corte Bozo, e o poodle real Noodles, o qual, segundo o rei, é o seu mais valioso tesouro.

    Eventualmente, a cidade é alvo de invasões de orcs. Além disso, a cidade possui problemas com os ratos em seus esgotos, os quais às vezes sobem à superfície e atacam ela.

    Venore

    Localiza-se nos pântanos em uma península a sudeste no continente principal. A cidade é construída em um nível acima ao do chão, como estratégia (juntamente com a sua localização no pântano) para dificultar o ataque de invasores.
    As ruas da cidade são estreitas, o que dificulta a fuga ou o combate caso ela seja palco de uma guerra ou alguma outra luta. Pela cidade encontram-se diversos tipos de estabelecimentos comerciais, como banco, joalheria, mercearias, bar, lojas de equipamentos de batalha, de móveis, de equipamentos, de magia, etc.; contudo a média dos preços é mais cara nela do que em outros lugares (por causa dos altos impostos que ela tem de pagar a Thais). No bar subterrâneo de Venore encontra-se uma arena de combate. Essa cidade é o único lugar de todo Tibia onde oficialmente são permitidas as apostas em jogos.
    No pântano ao sul da cidade é possível encontrar complexos de cavernas com os monstros rotworms e swamp trolls, principalmente, e uma caverna com alguns orcs. No extremo desse pântano, a sudeste de Venore encontra-se uma outra cidade: Shadow Thorn, habitada exclusivamente por elfos que atacam ao primeiro sinal de intrusos.
    A norte de Venore encontra-se uma mansão habitada por um cavaleiro renegado da armada real, o Black Knight; e um acampamento de amazonas. Elas atacam quem quer que tente entrar em seu território, e é possível encontrar alguns tesouros nesse lugar.
    A sudoeste da cidade encontra-se as Plains of Havoc; um dos lugares mais perigosos do Tibia, com diversos monstros poderosos como dragões, minotauros, aranhas gigantes, ciclopes, vampiros, etc.

    Rookgard

    A ilha de Rookgaard localiza-se a oeste da costa da cidade de Thais. Ao norte da ilha localiza-se a sua única cidade a qual possui o mesmo nome da ilha. Na cidade encontra-se um templo, uma academia, uma pequena fazenda e algumas lojas.
    O templo é onde os novos aventureiros são materializados quando entram pela primeira vez no jogo por meio do assim chamado Portal das Almas, no templo encontra-se o NPC Cipfried, um monge o qual cura personagens gravemente feridos e dá conselhos aos novatos.
    A academia é onde os personagens podem aprender os conceitos mais básicos do jogo. No subsolo dela encontra-se uma pequena arena para o treino do combate contra monstros. No térreo encontra-se uma biblioteca com livros sobre a estória do mundo de Tibia, informações básicas sobre alguns monstros e sobre combate, uma breve descrição das cidades do continente e sobre as vocações. No segundo andar encontra-se o assim chamado Oráculo, com o qual os jogadores devem falar para ir ao continente principal uma vez que sejam fortes o bastante. Também se encontra na academia o NPC Seymour, o qual é o líder dela e oferece missões aos jogadores e vende a chave para a arena de treinos.
    Espalhadas pela cidade há vários tipos de lojas, sendo a mais movimentada a loja de armas e equipamentos do NPC Obi. Pode-se encontrar nas lojas armas, escudos, armaduras, e equipamentos em geral. Além delas, á uma pequena fazenda, gerenciada pelos NPC's Willie e Billy, onde é possível comprar e vender comida, ou conseguir carne através das ovelhas do local.
    No subsolo da cidade há um sistema de esgotos, onde os novos personagens costumam conseguir os seus primeiros pontos de experiência matando ratos. A oeste da cidade há uma região exclusiva para jogadores com Premium Account, a versão paga do jogo.
    Os jogadores apenas podem cruzar a ponte que leva para fora da cidade quando estiverem pelo menos no nível 2.

    Outras Cidades

    Ab'Dendriel: Cidade dos Elfos
    Ankrahmun : Cidade Egípcia, com pirâmides e deserto.
    Darashia : Cidade no Deserto, seca e isolada.
    Edron: É grande e imponente, unica cidade onde se pode encontrar os temiveis demons.
    Kazordoon : A cidade dos Anões. Fica inteiramente debaixo da terra, com labirintos e monstros. Grandes mistérios envolvem ela.
    Libert bay: É a cidade localizada nas Shatted Isles (Ilhas devastadas), localizadas nas proximidades de Port Hope e Fibula. É a mais nova cidade tibiana.
    Port Hope : A Floresta. Localizada na selva densa de Tiquanda, que está depois das montanhas de Ankrahmun.

    Vilas


    Banuta: É um pequeno povoado de macacos localizado ao norte de Tiquanda.
    Chor: Um povoado habitado principalmente por lagartos localizado ao sul da entrada de acesso a Tiquanda por Ankrahmun.
    Cormaya: Uma ilhota localizada ao sul de Edron.
    Drefia: É uma cidade fantasma isolada à oeste de Darashia.
    Elven Village: Uma fortaleza de elfos localizada ao sul do Green Claw Swamp em Venore.
    Fibula: Uma ilha localizada ao sul de Thais. É acessada por um túnel.
    Greenshore: Fica ao noroeste de Thais. Lá, dizem ser possível encontrar Gorlam, um dos bosses do jogo.
    Northport: Uma vila localizada ao norte de Carlin e ao lado do Amazons Camp.
    Orc Fortress: A fortaleza de Orcs se localiza à leste de Ab'Dendriel e é habitada por orcs, dragons e cyclops.
    Outlaw Camp: Uma floresta habitada por minotauros, orc e foras da lei (outlaws)

    Armas


    Armas são itens que o ajudam a dar ataques maiores em monstros ou em jogadores, os causando mais danos de pontos de vida. Há seis tipos de armas básicas, entre elas espadas (swords), clavas (clubs), machados (axes), cétros mágicos (wands), varinhas mágicas (rods) e armas de distância. Além disso, dependendo do tipo de arma, elas podem aumentar as habilidades (skills) do seu usuário; como a skill de luta com espadas, clavas, machados ou distância, ou até mesmo o nível de magia. Usar as armas, são o único meio permanente de aumentar as suas respectivas habilidades; é possível aumentar essas habilidades com certos anéis, porém o efeito é passageiro. Para a arma ser usada, ela deve ser equipada na mão do jogador.

    Swords: Nesse grupo, há o tipo de armas que aumentam o skill sword, estando embutido nesse grupo itens como espadas e facas. Esse tipo de arma normlmente é mais usador por knights. Exemplos: Combat knife, Carlin Sword, Katana, Fire Sword e Ice Rapier.

    Clubs: Nesse grupo, há o tipo de armas que aumentam o skill club, estando embutido nesse grupo itens como martelos, clavas, maças e bastões. Esse tipo de arma normlmente é mais usador por knights. Exemplos: Bone Club, Iron Hammer, Clerical Mace, Dragon Hammer e Skull Staff.

    Axes: Nesse grupo, há o tipo de armas que aumentam o skill axe, estando embutido nesse grupo itens como foices, machados e certas lanças. Esse tipo de arma normlmente é mais usador por knights. Exemplos: Hatchet, Orcish Axe, Obsidian Lance, Knight Axe e Golden Sickle.

    Armas de distância: Nesse grupo, há o tipo de armas que aumentam o skill distance, estando embutido nesse grupo armas de distância como bows e crossbows (tipos de arco-e-flecha), e munições como arrows, bolts (tipos de flechas) e spears (lanças). Esse tipo de arma normlmente é mais usador por paladins. Exemplos de munições: Burst Arrow, Power Bolt, Snow ball, Throwing Star e Throwing Knife.

    Wands: Nesse grupo, há armas que somente sorcerers podem usar. Para usar wands, você requer um level mínimo. Wands, além disso, podem aumentar seu nível de magia. Exemplos de wands: Wand of Vortex e Wand of Cosmic Energy. Note: Wands não é o unico meio de sorcerers aumentar seu nível de magia. Usar magias e fazer runas também aumenta o seu nível de magia.

    Rods: Nesse grupo, há armas que somente druidas podem usar. Para usá-las, é requerido um level (nível) mínimo. Rods, além disso, podem aumentar seu nível de magia. Exemplos de rods: Snakebite Rod e Quagmire Rod. Nota: Rods não é o unico meio de druidas aumentar seu nível de magia. Usar magias e fazer runas também aumenta o seu nível de magia.

    Defesa

    Equipamentos de defesa são itens que são colocados no corpo, colocando cada tipo de equipamento de defesa no seu respectivo lugar (cabeça, tronco, mãos, pés, ou pernas) para assim eles possam funcionar. Equipamentos de defesa são extramamente importantes dentro do jogo, pois eles dão maiores defesas, evitando com que se leve grandes danos de criaturas nas caçadas. Sem esses itens, caçar em Tibia seria quase que impossível. Há vários tipos de equipamentos de defesa, entre eles, escudos (shields) , capacetes (helmets) , armaduras (armors), calças (legs) e botas (boots).

    Shields: Esse é a classe de itens dos escudos. Com esses itens, o jogado avança o skill shield, no qual o quanto mais se defende de um monstro com escudo, mais aumenta a habilidade de shield. Para se fazer isso, basta equipar o escudo no espaço do corpo que é para ser a sua mão. Exemplos de shields: Brass Shield, Copper Shield, Dark Shield, Dragon Shield e Medusa Shield.

    Helmets: Esse é a classe de itens dos capacetes. Esses itens são colocados no espaço da cabeça. Exemplos de helmets: Chain Helmet, Brass Helmet, Soldier Helmet, Dark Helmet e Warrior Helmet.

    Armors: Esse é a classe de itens das armaduras. Esses itens são colocados no espaço do tronco. Exemplos de armors: Simple Dress, Leather Armor, Chain Armor, Plate Armor e Blue Robe.

    Legs: Esse é a classe de itens das calças. Esses itens são colocodos no espaço das pernas. Exemplos de legs: Studded Legs, Chain Legs, Brass Legs, Plate Legs e Crown Legs.

    Boots: Esse é a classe de itens das botas. Esses itens são colocados no espaço dos pés. Exemplos de boots: Leather Boots, Sandals, Boots of Haste, Steel Boots e Golden Boots.

    Atenciosamente,Spycklee e Equipe.

      Data/hora atual: Sex Abr 26, 2024 12:30 pm